LETITBE PORTUGAL

O projeto europeu LETITBE está a ser implementado e impulsionado pela Ordem Hospitaleira de São João de Deus, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e a autonomia da pessoa com deficiência através da inovação e das tecnologias digitais.

Este projeto durará dois anos e terá financiamento da Comissão Europeia através do Erasmus + e a colaboração da Fundação Vodafone Espanha (FVE), sendo uma continuação do projeto DESKTOP.

Atualmente estão envolvidos no projeto nove centros e entidades de sete países e está a ser utilizada a plataforma digital Mefacilyta criada pela Vodafone  (entre outras ferramentas) para promover a autonomia e a inclusão social das pessoas com deficiência. O projeto é coordenado pela Fundação Juan Ciudad em Madrid, tem a participação da Hospitality Europe em Bruxelas e da Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, em Portugal.

O projeto LETITBE tem dois principais objetivos: 1) Melhorar/Fomentar a inclusão social e profissional de adultos com deficiência através do aumento do uso de tecnologias digitais; 2) tornar os centros educacionais mais inclusivos, participativos e respeitadores dos direitos das pessoas com deficiência.

O projeto apoiará o crescimento pessoal e profissional das pessoas com incapacidade num ambiente de aprendizagem digital, aproveitando também todo o potencial das Tecnologias e Informação e Comunicação (TIC) modernas (particularmente de Smartphones e tablets) para facilitar e acelerar o processo de aprendizagem. Assim, serão criadas abordagens pedagógicas inovadoras e modernas ao serviço das necessidades e competências das mesmas e enriquecerá a oferta de Recursos Educacionais Abertos.

Reforçar as competencias digitais é tão vital quanto a alfabetização e a numeracia, porque a Europa precisa de pessoas digitalmente competentes, não apenas capazes de as utilizar, mas também de inovar e crescer com a sua utilização.